DESTAQUES

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bento XVI encerra JMJ e anuncia que edição 2013 será realizada no Brasil

Será na cidade do Rio de Janeiro


Do Portal RCCBRASIL
Com informações de Zenit



Uma grande graça para nossa nação! Na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude de Madri, nesse domingo (21),  o papa Bento XVI confirmou que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber uma edição da JMJ. A informação já havia sido antecipada na última semana por padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.
A edição do Rio de Janeiro acontecerá com um ano de antecipação, em 2013, em vez de 2014, para evitar que coincida com a Copa do Mundo de Futebol, que será disputada no Brasil em 2014. A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.
O Rio de Janeiro, cidade emblemática do país com o maior número de católicos do mundo, foi eleita em uma disputa com outra candidata, Seul, capital da Coréia do Sul.
Para o Brasil, será o terceiro grande acontecimento a se organizar nos próximos anos, junto ao Mundial de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
Após Buenos Aires, em 1987, a cidade brasileira será a segunda da América do Sul a celebrar o encontro internacional. Com a de Madri, já se celebraram 26 JMJ, todas elas presididas pelo Papa, 11 fora do Vaticano.
Trata-se de Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália). Cerca de 20 milhões de jovens participaram desses eventos internacionais.
As JMJ nasceram em 1984, por iniciativa do Papa João Paulo II. A primeira aconteceu em Roma, no domingo de Ramos do citado ano, no contexto das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).
RCC na JMJ
A Renovação Carismática Católica do Brasil esteve presente na Espanha com 180 missionários. Ainda no dia 10 de agosto, os jovens desembarcaram na diocese de Pamplona onde realizaram a Pré-Jornada, com atividades de formação e evangelização. Na segunda-feira (15), partiram para a capital Madri, onde participaram das celebrações oficiais da JMJ.

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social