DESTAQUES

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Regional Nordeste 4 recebeu o 11º Nordestão de Presbíteros

O evento encerrou ontem em Teresina e tinha como tema a Identidade do Presbítero no Nordeste.


MCS RCCPIcom informações do Blog da CNBB


Nos dias 22 a 25, representantes de paróquias das dioceses dos cinco Regionais do Nordeste da CNBB se reuniram em Teresina (PI) para o 11º Nordestão de Presbíteros. O evento foi realizado pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e teve como tema “Identidade do Presbítero no Nordeste”, que propõe registrar as reflexões da vida do presbítero e expressar todas as experiências vividas em paróquias e dioceses. Reuniram-se cerca de 200 representantes de paróquias e dioceses dos cinco Regionais do Nordeste

“O Nordestão cria um clima de fraternidade, estudo, oração e lazer que proporciona o fortalecimento de toda a Igreja, preservando a unidade e a identidade dos Presbíteros que vivem suas missões e seus ministérios nas realidades do cotidiano nordestino”, explicam os organizadores do Nordestão.

O encontro contou com a assessoria do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, e do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que é presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para Doutrina da Fé.

O evento teve início com a acolhida dos presbíteros, às 18h. Dia 23, pela manhã, aconteceu a abertura oficial e acolhida, presidida pelo arcebispo emérito de Teresina (PI), dom Celso Pinto da Silva. A primeira Conferência será com dom Leonardo, que falou sobre os riscos, medos, mitos e a atuação dos padres na comunidade. Na primeira conferência, dom Leonardo e os presbíteros congregaram experiências e discutiram vários assuntos referentes à identidade e atividade do clero na sociedade. “Nós como presbíteros temos que ser mais fraternos, devemos valorizar os leigos e nós mesmos para formarmos uma família presbiteral”, enfatizou dom Leonardo.

O secretário executivo do Regional Nordeste 4 avalia o encontro como importante para o fortalecimento da identidade regional do trabalho da igreja. “A realidade do Nordeste é diferenciada das outras regiões do nosso país, e essa reunião, que é feita de dois em dois anos tem o intuito de fazer com que os presbíteros de todas as dioceses mostrem suas experiências, seu trabalho e sua doação, o que certamente nos ajudará a conhecer melhor nossa própria realidade”, disse.

De acordo com o padre Sergio Reis, da diocese de Barreiras (BA), o Nordestão é uma ocasião de troca de conhecimento entre os presbíteros. “levaremos experiências para as dioceses. O Nordestão serve de elo, ligação e nos ajuda a refletir sobre nossas vidas”. 


Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social