DESTAQUES

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ENF 2012 já começou

Até domingo (29) quase 4 mil carismáticos de todo o país estarão reunidos em Lorena/SP


MCS Estadual, com Sala de Imprensa do ENF 2012


Desde quarta-feira (25) lideranças da RCC de todo o Brasil estão reunidas no Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios - ENF 2012. O evento acontece no simultaneamente nas dependências do Clube Comercial e do campus do Centro Universitário Salesiano - UNISAL - em Lorena/SP. O Piauí está presente com o Conselho Estadual da RCC e servos do Movimento de todo o Estado.


.:Acompanhe a RCCPI também pelo facebook  e pelo twitter.
.:Acompanhe o ENF pela WebTV da RCCBRASIL


Antes de começar o ENF, o Conselho Nacional da RCCBRASIL esteve reunido na cidade para a primeira Assembléia Geral Ordinária do ano. Além da presidência nacional e dos presidentes dos Conselhos Estaduais, estiveram presentes os coordenadores nacionais de ministérios e comissões. A reunião iniciou com um forte momento de oração conduzido a partir da  reflexão do Salmo 22.  Na sequência, o assessor para Comunidades (da Comissão de Unidade) da RCCBRASIL, Reinado Beserra dos Reis, ministrou ensino sobre o papel dos ministérios na vida e serviço da Igreja, da sociedade e no seio do Movimento


Na terça-feira (24) pela manhã reservou-se um momento de grande alegria. Os membros do Conselho deslocaram-se de Lorena para a cidade vizinha de Canas para acompanhar as obras da Construção da Sede Nacional. Em meio à movimentação de máquinas e operários, os conselheiros puderam erguer seu louvor aos céus e ter um momento de escuta profética no próprio canteiro de obras. Durante a tarde as atividades prosseguiram com ensino, exposições das atividades dos ministérios e lançamento da revista teológica da RCCBRASIL, Veni Creator. Foram três dias de trabalho, oração e discernimento a respeito da atuação do Movimento neste ano. Após o término da reunião, os coordenadores permanecem em Lorena onde participarão do ENF.


A programação do ENF 2012 começou para valer na noite de quarta-feira (25) com Santa Missa no Clube Comercial de Lorena/SP presidida pelo Padre Giribone, da Diocese de Rio Grande/RS, e co-celebrada por outros nove sacerdotes, na presença de dois diáconos e quatro seminaristas, todos das mais diversas regiões do país.


O presidente do Conselho Nacional do Movimento, Marcos Volcan conduziu a primeira pregação do Encontro Nacional de Formação na manhã desta quinta-feira (26). Marcos desenvolveu a moção que conduzirá os trabalhos da RCC em 2012 com o tema “Apascenta as minhas ovelhas”. O momento também tinha como objetivo fazer uma introdução ao Encontro. 



Volcan iniciou sua pregação falando que, antes de sermos pastores, é importante que lembremos que somos todos ovelhas. Para ilustrar o assunto, foi apresentado um vídeo da Parábola da Ovelha Perdida (assista ao ao lado). Ele pediu, após a exibição, que todos nós lembrássemos de quando fomos resgatados: “Quando isso aconteceu a você? Quando você foi salvo pelo Pastor, quando estava no limite de tudo?”, perguntou.

Seguindo a ideia do vídeo, ele passou a analisar a conduta da ovelha que se separou do rebanho. Segundo ele, por uma distração, ela deixa para trás tudo aquilo que vivia na pastagem, feliz, para explorar novos campos. Mas aquela distração a leva para a escuridão. “Mas quando ela estava no limite, o pastor escuta o seu grito!”, explica o presidente. Ele prosseguiu: “Deus nos resgatou do abismo. Todos nós vivemos porque fomos resgatados”.

A seguir os os participantes conheceram várias novidades sobre a vida do Movimento. Boas notícias que são conquistas que envolvem desde a área de comunicação da RCCBRASIL até ações missionárias desenvolvidas em diferentes locais. As seis novidades foram contadas pelo gerente geral do Escritório Nacional e coordenador do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes acompanhado por Ana Cássia Pandolfo Flores, responsável pelo departamento de Comunicação do Escritório Nacional. Entre as boas noticias a primeira foi que o Movimento ganhará um novo Portal, totalmente reformulado e dinâmico, capaz de atender as necessidades de comunicação da RCC do Brasil. Os participantes do ENF puderam conferir em primeira mão o novo layout, que deve entrar no ar nas primeiras semanas de fevereiro. 


Durante a tarde os encontristas se agruparam para participar de um dos momentos mais esperados da programação: os workshops de ministérios. Serão 18 workshops diferentes. Além das tradicionais formações específicas dos ministérios, momentos voltados para a formação de coordenadores diocesanos e de Grupo de Oração e de orientação para os construtores estaduais e diocesanos também são oferecidos.


Para um ginásio quase lotado, o coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, voltou para ministrar o segundo momento de pregação do ENF 2012. Dessa vez, a temática central do evento, o pastoreio, foi abordado a partir da identidade carismática.


A proposta da pregação foi aprofundar um dos pontos fundamentais da identidade do Movimento: a vivência dos carismas.  “Nosso chamado de apascentar as ovelhas se dá a partir daquilo que nós somos, da nossa identidade enquanto Movimento.

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social