DESTAQUES

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Reuniões marcaram o fim de semana em Teresina

O Piauí recebeu a reunião dos coordenadores estaduais do MJ do Nordeste

Ráurison Ribeiro, o filho do Altíssimo
Do MCS Estadual, em Teresina


Costumeiramente a RCC/Teresina realiza um encontro de formação para Ministérios todos os meses do ano. Via de regra esses encontros acontecem no primeiro final de semana de cada mês, mas devido às solenidades da Semana Santa, a Casa de Maria (Escritório Administrativo) recebeu os servos do Movimento nos últimos sábado (14) e domingo (15). Reuniões das coordenações de Ministérios da RCC do Piauí e do Nordeste também aconteceram na mesma data na arquidiocese. 

Sentinelas do Nordeste
Na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, estiveram reunidos os coordenadores estaduais do Ministério Jovem do Nordeste do Brasil, juntamente com o articulador regional do Ministério, Cristiano Duarte, da Arquidiocese de Natal.

A reunião começou no sábado (14) e contou com a presença de alguns membros da Equipe Estadual e a recepção da Secretária Geral da RCCPI, Nilde Freitas, que também ministrou palestra aos participantes. Ainda pela manhã houve momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e durante todo a reunião frequentes momentos de oração e Santa Missa celebrada por Pe. Raimundo Neto, assessor eclesiástico da Renovação no Piauí.


A escolha do Estado, segundo os próprios líderes, surgiu como desejo de fortalecer  o trabalho  do Ministério local. Para Cristiano, o momento foi de muita partilha, fraternidade,  orientações e planejamento das ações missionárias para os jovens do Nordeste em 2012.


Do Piauí além do coordenador estadual, Mariano Neto, estava presente também o Núcleo Estadual do MJ. A reunião terminou no domingo ao meio dia.


Momento histórico
Também na zona Sul da capital, no bairro Vila Irmã Dulce aconteceu o 1º Encontro para Equipe Estadual do Ministério de Música e Artes (MMA). A Equipe é formada por todos os coordenadores diocesanos, as assessorias e o coordenador estadual do Ministério, Nildo Viana, que conduziu a reunião.

Além de planejamento o objetivo também foi vivenciar a unidade. O encontro se tornou um momento histórico para a RCC no Estado, já que, segundo Nildo, nunca antes os coordenadores diocesanos haviam estado reunidos com pessoalmente com esses objetivos. 

O Encontro teve início na manhã de sábado com a Santa Missa presidida por Pe. Francisco Barros, pároco da Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe, que dentre tantas coisas, falou em sua homilia, da importância de "deixarmos Cristo ressuscitar em nós e confiarmos plenamente que ela está vivo". Após a Santa Missa o Diác. David Silva iniciou o ciclo de formações do Encontro falando de "Santidade, Pastoreio e Missão"

Ministraram formações ainda o psicologo Cornélio Santiago, Jaílton Jonatas e Adna Lusane e Neto Carlos, membros do Núcleo Estadual do Ministério; Fernandes Torres ex-coordenador estadual e Pe. Raimundo Neto, assessor da RCCPI que falou de Musica e Liturgia numa visão clara de como as artes se encaixam na Liturgia. 

Aos presentes foram passados os direcionamentos nacionais e estaduais, sobretudo em relação a eventos na RCC. No domingo à tarde, ates do término foi marcada a data do próximo encontro da Equipe que será no mês de setembro e deverá acontecer na diocese de Floriano, no sudoeste piauiense.

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social