DESTAQUES

terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia de Pentecostes foi celebrado pela RCC

Por todas as dioceses do estado o Movimento reviveu o Cenáculo de Jerusalém


Ráurison Ribeiro, o filho do Altíssimo
Do MCS Estadual, em Teresina

No último domingo, 27, a Igreja em todo o mundo celebrou o dia de Pentecostes. "Este mistério é o batismo da Igreja, é um evento que lhe tem dado, por assim dizer, a forma inicial e o impulso para a sua missão. E essa "forma" e este "empurrão" são sempre válidos, sempre atuais, e se renovam de uma maneira especial através das ações litúrgicas (homilia do papa Bento XVI na Santa Missa de Pentecostes. Clique aqui e veja na íntegra).



Celebrar Pentecostes é para os fortes e a Renovação Carismática Católica de todo o Piauí se engajou nessa Festa. Por todo o estado foram realizadas as Novenas de preparação para o grande dia.

Na diocese de Parnaíba, no Norte Piauiense, os dois Grupos de Oração da cidade de Piracuruca realizaram o primeiro Celebrando Pentecostes na noite de sábado, 26. Os carismáticos de lá se colocaram em clima de espera pelo derramamento do Espírito, realizando um grande momento de louvor a Deus, com muita alegria, clamando o Espírito Santo.

Falaram em diversas línguas

Em Picos, diocese do Sudeste, todos os Grupos de Oração da sede juntamente com a Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, realizaram a Santa Missa de Pentecostes com leituras feitas em 3 idiomas distintos. A celebração foi presidida por padre Joãozinho da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios.


Em tempo

O papa Bento XVI encorajou os membros da RCC na Santa Missa de aniversário de 40 anos de fundação da Renovação no Espírito, expressão italiana do Movimento, no sábado, 26, na Praça São Pedro no Vaticano.

Antes da Missa, os fiéis tiveram momentos de oração, cantos e testemunhos. Depois, o papa Bento XVI desceu à Praça para saudar pessoalmente os fiéis e o presidente nacional do Movimento, Salvatore Martinez.

Em seu discurso, o papa agradeceu e encorajou os membros da Renovação, dizendo-se muito contente em encontrá-los justamente nas vésperas de Pentecostes, festividade fundamental para a Igreja e significativa para o Movimento.

Bento XVI reconheceu a obra apostólica destes fiéis que tanto contribuíram para o crescimento da vida espiritual conduzindo muitas famílias em crise ao amor de Deus, testemunhando a alegria da fé em Cristo e a beleza de ser discípulo de Jesus.

O Santo Padre também incentivou os membros do Movimento a prosseguirem sua obra sem ceder às tentações da mediocridade e do hábito: “O Senhor precisa de vocês para fazer de suas famílias, comunidades e cidades locais de amor e de esperança”.

Bento XVI também ressaltou a necessidade de se construir relações sociais com base na Palavra de Deus, tendo em vista a atual precariedade em que se vive hoje. “Com frequência faltam pontos válidos de referência em que se inspirar a própria existência. Portanto, se faz cada vez mais importante construir o edifício da vida e o conjunto das relações sociais sobre a rocha estável da Palavra de Deus, deixando-se guiar pelo Magistério da Igreja”, disse. 

Perseverança

Depois, o Pontífice lembrou que, em meio a essa precariedade social, o Senhor está conosco e nos convida a crescer na confiança, na fidelidade de nossa vocação, na esperança e na caridade.“Por meio da caridade, até mesmo pessoas distantes ou indiferentes à mensagem do Evangelho conseguem se aproximar da verdade e se converter ao amor misericordioso do Pai celestial”, disse.

Neste sentido, Bento XVI confortou os fiéis afirmando que aprecia o que fazem para difundir a “cultura de Pentecostes” na sociedade, com iniciativas em favor das pessoas carentes e marginalizadas, como detentos e ex-detentos. O Pontífice os encorajou a prosseguir seu empenho pela família, lugar imprescindível de educação ao amor e ao sacrifício de si.

::Acompanhe a RCCPI também pelo Facebook e pelo Twitter

Antes de conceder sua benção apostólica aos presentes, Bento XVI lhes deixou a seguinte mensagem: “Queridos amigos da Renovação no Espírito Santo, não vos canseis de dirigir-se ao céu: o mundo precisa de oração! Servir homens e mulheres que sintam a atração do céu em sua vida, fazer do louvor do Senhor um estilo de vida nova. E sejam cristãos alegres! Confio todos a Maria Santíssima, presente no Cenáculo de Pentecostes. Perseverem com ela na oração, caminhem guiados pela luz do Espírito Santo vivendo e proclamando a mensagem de Cristo”, finalizou o papa. 

Fonte: site da CNBB Nordeste 2
*Colaboraram os MCSs Diocesanos de Parnaíba e Picos

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social