DESTAQUES

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Procissões e missas marcam o dia de Corpus Christi

Saiba como foi em algumas dioceses

Ontem, 07 de maio foi dia de Corpus Christi. Em todo estado missas e procissões celebraram a data que homenageia o Corpo de Cristo presente na Eucaristia. A Festa de Corpus Christi, também conhecida como a festa do Corpo de Deus, esta festa destaca os dons da Eucaristia e evidencia os mistérios centrais da fé cristã.

Para o padre Luíz Eduardo Bastos, secretário-executivo da CNBB Nordeste 4 (Piauí), celebrar Corpus Christi é manifestar publicamente nossa fé, reconhecer esse grande mistério Pascal da Eucaristia. "Celebrando Corpus Christi nos dizemos que Cristo está presente na Eucaristia. O Corpo e sangue de Cristo está no meio de nós”, disse o padre. 

Na diocese de Bom Jesus do Gurguéia, nas Chapadas do Extremo Sul do estado, a procissão saiu da Paróquia Menino Jesus de Praga em direção a Catedral Nossa Senhora das Mercês, onde aconteceu Santa Missa presidida pelo bispo diocesano dom Ramón Lopéz e todo o povo de Deus das paróquias que compõem a diocese. 

::Acompanhe a RCCPI também no Facebook e no Twitter 


Na diocese de Floriano, região Sudoeste, a comemoração para o dia de Corpus Christi começou cedo, com Santa Missa na Catedral São Pedro de Alcântara. Uma pequena procissão com a Hóstia Sagrada em torno da Catedral marcou o fim da Missa. 


Na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, diocese de Picos, no Sudeste do Piauí, a programação teve início às 16h com a Santa Missa, seguida de procissão pelas ruas da cidade e encerrando no adro da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde houve a bênção do Santíssimo e novena do Sagrado Coração de Jesus. 

Na Arquidiocese de Teresina, Centro-Norte Piauiense, o ponto alto das celebrações, foi a missa campal em frente a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. Depois da bênção do Santíssimo Sacramento milhares de fiéis seguiram em procissão pelas ruas da cidade em adoração a hóstia consagrada que representa o corpo de Cristo presente na Eucaristia. 

Informações da Arquidiocese e de portais de notícias da capital dão conta de que mais de 100 mil fieis participaram da procissão que terminou na Igreja Matriz São Benedito, no centro.  

O dia de Corpus Christi é sempre celebrado 60 dias depois da quinta-feira santa, quando foi instituído o Sacramento da Eucaristia. Na última ceia com seus apóstolos, Jesus mandou que eles comecem pão e vinho e se transformaram nos símbolos maiores do catolicismo, o corpo e sangue de Cristo.

Com informações do site da CNBB NE 4

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social