DESTAQUES

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hoje é dia da exaltação da Santa Cruz!

Por Thiago Ruan, pregador e membro do Grupo de Oração Obra Renascer, arquidiocese de Teresina


A Igreja neste dia celebra a veneração às relíquias da cruz de Cristo em Jerusalém, depois de ser recuperada de mãos dos persas pelo imperador Heráclito.

Segundo manifesta a história, ao recuperar o precioso madeiro, o imperador quis carregar uma cruz, como tinha feito Cristo através da cidade, mas tão logo pôs o madeiro ao ombro e tentou entrar em um recinto sagrado, não pôde fazê-lo e ficou paralisado. O patriarca Zacarias que ia a seu lado indicou que todo aquele esplendor imperial estava em desacordo com o aspecto humilde e doloroso de Cristo quando ia carregando a cruz pelas ruas de Jerusalém. Então o imperador se despojou de seu traje imperial, e com simples vestimentas, avançou sem dificuldades seguido por todo o povo até deixar a cruz no lugar onde antes era venerada.

Os fragmentos da Santa Cruz se encontravam no cofre de prata dentro do qual os tinham levado os persas, e quando o patriarca e os clérigos abriram o cofre, todos os fiéis veneraram as relíquias com muito ardor, inclusive, ocorreram muitos milagres. 

A cruz está estreitamente ligada à Paixão de Cristo e à nossa salvação. É o símbolo mais eloquente do amor de Deus por nós. A cruz venceu a morte e nos deu a vida eterna. Por esse motivo é justo que seja celebrada, exaltada e venerada por todos nós. Segundo João o título Filho do Homem está ligado ao modelo de “subida-descida”: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem”, disse Jesus a Nicodemos. 

::Acompanhe a RCCPI também pelo Twitter e pelo Facebook

Só existe um que “subiu” aos céus, porque primeiro veio de lá: o “Filho do Homem”. Somente ele pode trazer a revelação divina porque tem sua origem no céu. E o Filho do Homem só pode ser Jesus de Nazaré. Só Jesus é o revelador e o enviado de Deus. 

"Que hoje possamos exaltar a Cruz em nossa vida, ela que é o caminho para a santidade". De maneira especial, interceda durante a oração da Quaresma em honra a São Miguel Arcanjo, para que a Cruz seja edificada em sua casa. 

Possamos hoje falar com todo jubilo de nosso pobre coração: "A Igreja não se entende sem a Cruz de Cristo". Com isso nós Carismáticos de fogo entendemos que é na Cruz onde Jesus recebe o nome de Pai e é exaltado e glorificado como Deus no plano mais alto. Por isso, nós cristãos, não olhamos a Cruz como o lugar da derrota, mas como o lugar da glorificação, o nosso resgate foi pago ao preço de sangue. 

"Carrega a tua cruz, porque ela é sua porta de entrada para o céu". Muitas vezes, pensamos que estamos sofrendo muito e por isso não fomos alcançados por Deus, mas devemos entender que esse sofrimento é redentor e também é alcançado por Deus: "É melhor sofrer com Cristo do que sem Cristo" 

Por isso possamos neste dia tão sublime aos nossos corações se unir a essa bendita árvore da Cruz, não só no dia de hoje mais em todos os nossos dias. Que o Espírito Santo possa conduzir os nossos corações a viver a cada dia os Santos Mistérios dessa Grande Festa. 

Possamos levar aos quatro cantos do mundo a Cultura de Pentecostes. Pois aonde há Carismático ali tem que haver um santo e perene Pentecostes! 

Esse texto exprime toda a minha gratidão e amor profundo a bendita árvore da Cruz! Se hoje somos uma família carismática é por que fomos gerados no madeiro da Cruz!

Veja também:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social