DESTAQUES

sábado, 23 de fevereiro de 2013

I Reunião do Conselho RCCPI em 2013


A Reunião do Conselho Estadual da RCCPI – Renovação Carismática Católica do Piauí – tem início na noite do dia 22/02 com ampla participação dos coordenadores de ministérios e membros das comissões. Durante os dias 23 e 24 o Conselho continua reunido para deliberar os projetos para o Movimento, em nível estadual. São membros do Conselho o Presidente da RCCPI e todos os Presidentes dos Conselhos Arqui (diocesanos).

Como iniciar um momento tão importante para a RCCPI para o ano de 2013 se não refletíssemos sobre a FÉ? O que é a FÉ? Pois foi com essa pergunta que o Presidente do Conselho, Carlos César, deu início à formação na primeira Reunião do Conselho Estadual, logo após a oração, onde o Espírito Santo veio renovar esse dom tão importante para a permanência no chamado e no serviço o qual o Senhor o confiou, na realidade imanente de cada um: FÉ.

Aparentemente, parece ser muito óbvio o conceito que fez com Papa Bento XVI declarasse, pelo documento Porta Fide, o ano da FÉ. Para que a façamos uma análise do conceito deste substantivo com a complexidade que a palavra merece, César conduziu a formação de modo que cada um fosse meditando acerca de alguns questionamentos: O que é FÉ? Como podemos entender a sua manifestação nos dias atuais na Igreja? A FÉ é um conhecimento comprovado cientificamente? O que levou o Papa a declarar o ano da FÉ? Qual o conceito de FÉ para o homem do século XXI? Ela é um ato político ou mesmo um conjunto de conhecimentos ou normas a serem cumpridas? É uma ação que nos leva a fortes sensações e emoções?

Para chegarmos à elucidação do termo, o caminho percorrido foi o da negação de muitas verdades criadas e que circulam no mundo secularizado. César ensina que a FÉ não é pois algo que pode ser comprovado, nem tão pouco é um conjunto de conhecimentos, ou ato político que se explica teórico, sentimental ou racionalmente. O homem contemporâneo tem sido bombardeado com muitas informações e diante disso tem se esquecido de pensar em suas crenças, e às vezes  busca na FÉ um refúgio! Mas ela também não o é!

Ao lembrarmos que o Espírito Santo nos dá vários dons e dentre eles a FÉ é o dom que experimentamos no plano individual e      que passa por tudo o que foi dito, no entanto não se resume a isso. Esse mesmo homem contemporâneo é levado, às vezes, a pensar nos contextos da FÉ que mesmo em sua substância! As inconstâncias, o sentimento de vulnerabilidade social tem levado o homem ao caminho das incertezas, mas quem vai definir mesmo o conceito ao qual também define o tema vivido pela RCCBRASIL: “Está é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5, 4b) está contido na Palavra Divina: a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê (Heb, 11,1).

Sendo assim, essa CERTEZA não está amparada numa concepção teórica ou mesmo algo que nos dá segurança ou estabilidade, mas é uma certeza que nos coloca diante da experiência que temos com Jesus e não apenas em acreditar num Jesus que ouvimos falar ou que muitos aprenderam a gostar por tradição. 

Se a FÉ é portanto uma certeza, de qual certeza se está falando? Com esta última pergunta, o formador diz que se “eu deixar de CRER,eu deixo de acreditar em Jesus”. Direcionando-nos para o final do ensino, César conclui dizendo que a FÉ é uma experiência que aponta para o futuro e que por meio do encontro pessoal com Jesus, que modifica e que transforma, podemos experimentar de fato uma FÉ que é existencial e mesmo não vendo, vemos; mesmo não ouvindo, ouvimos; mesmo não tocando, tocamos e que mesmo sentindo a ausência testemunha-se a presença de Cristo.

Portanto, a FÉ não é uma dimensão deste mundo, mas ela está no mundo, ela é o encontro de duas realidades: sede do homem x sede de Deus, que nos ama infinitamente. A FÉ não é uma dimensão da vida, ela é a própria vida: sem a FÉ, não temos vida!

* Resumo da Formação aos Ministeriados da RCCPI por ocasião da I Reunião do Conselho Estadual no ano de 2013. 
* Foto editada a partir de Instagram publicado por Barroso  Neto - facebook

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social