DESTAQUES

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Reunião do Conselho da RCCPI aconteceu neste último final de semana

Jesus dá vestes novas ao Conselho da RCCPI 



Revesidos e encorajados pela forma do Espírito Santo que une a Igreja de Jesus, o Conselho da RCCPI teve a Graça de experimentar Jesus de forma ainda mais forte, marcante e intensa.

A novidade desse semestre foi a realização da Reunião do Conselho em formato de Retiro, que aconteceu em entre os dias 01, 02 e 03 de novembro.
Os momentos de espiritualidade foram conduzidos por Lucimar Mazieiro, RCCSP, ex-coordenador do Ministério de Formação da RCCBRASIL e fundadora da Comunidade Católica Javé Chammá, no interior de São Paulo.

Sexta-feira (01/11) - os Conselheiros da RCCPI, Coordenadores de Ministérios Estaduais e Diocesanos foram acolhidos e, como de costume uma breve apresentação, oração. Nesse momento o Senhor já começou a falar e a direcionar o seu querer para aquele retiro, Ele reforçou a palavra em Ezequiel 37, em que Ele soprava sobre os ossos secos, assim como revelou que tudo se dará no tempo certo e para isso Ele nos concede o descanso com Ele, pois em profecia o Senhor falou que quer estar perto de nós e Ele se inclina e diz que nos ouve; e assim se deu em todo o retiro, em cada oração, na missa, na adoração.

Sábado - 02/11 - A manhã do sábado foi dedicada a formação espiritual fundamentada em João 15.16. “Somos chamados para ser o que Ele quer. Mergulhados como estamos no pecado, Deus olhou para mim mesmo quando eu não merecia nem ser olhada”, fala Lucimar.
Diante disso, Lucimar nos convidou a quebrar a estrutura de pecado à qual somos submetidos pelo mundo. E na missão de coordenar é antes de tudo estar com o Senhor e assim ter algumas características imprescindíveis: pessoa cheia do ES e conduzida por Ele; eleita por Deus para conduzir o Seu povo mediante a virtude do amor. Sendo assim, coordenar é receber a graça de organizar sob o carisma e que no CIC diz que carisma é um favor divino (Rom 8.26).
Para aprofundar no significado da palavra CARISMA Lucimar usou o CIC (nº 2003 e 2004) onde diz que quem assume postos eleitos por Deus recebe a GRAÇA de ESTADO, onde Deus nos dá: inspiração sem saber fazer; resposta para o que não imaginava ser resposta e ânimo tirando-nos do abatimento para nos convencer de não parar.
Finalizando a formação da manhã a linha de raciocínio é concluída com a afirmação de que para coordenar com sabedoria é preciso  ter como exemplo Maria e pedir-lhe constante intercessão, pois ela acolheu a missão, viveu a fidelidade e ser viu com amor: “é de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado” (Lucimar Mazeiro)

Em seguida Lucimar lançou um convite para os irmãos viverem um deserto com Jesus, conversar com Ele a partir da Palavra em João 15.16 e assim convidar Jesus para ser seu amigo mais íntimo, contar-Lhe a vida, dizer em que queria a Sua preciosa ajuda e enfim, pôr-se à escuta para oferecer a Jesus em seu Sacrifício.



Na Santa Missa, uma bela surpresa de Deus, o recém Pe. Wlafran presidiu a Santa Missa, tendo como concelebrante o Padre Adão. Em toda a beleza da missa de finados, Pe. Adão falou a todos sobre a vida e a morte, sobre Jesus diante da morte de Lázaro e sobre nós diante da vida que precisa passar pela porta estreita para nascer e também para morrer, e Jesus é essa porta estreita e ela é pequena justamente para lembrarmos que nós somos pequenos; nesse sentido também formos orientados por Pe. Walfran para termos aversão ao pecado.


Na tarde do sábado, (02/11) Lucimar fez diversas retomadas sobre as falas do Santo Padre o Papa Francisco na ocasião da sua vinda ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude. Contou-nos da Graça que foi ter assistido a Missa em Aparecida e que não foi à Jornada por estar em recuperação de sua saúde, mas mesmo assim teve a Graça de gravar em seu coração as seguintes frases: “viver na alegria; deixem-se surpreender por Deus e conservar a esperança”.
Um coordenador precisa ser santo e todos nós o somos por meio do Batismo, e viver o Batismo é viver a santidade, afirma a formadora. Ela reafirma que em nosso rosto é necessário que resplandeça da face de Cristo Efésios 4.1. E para isso, o coordenador precisa ter três características: Humilde, dócil ao Espírito e amor (os caminhos para preservar a unidade). Precisamos viver um só corpo e um só espírito, “se vivermos a unidade mostraremos a beleza e a riqueza da Igreja”, acrescenta ainda dizendo que precisamos de vigor espiritual para crescer da unidade. E para isso o Papa nos orienta a usar duas armas: Jejum e Oração. Esse momento foi finalizado com uma renovação da Oração, Jesus curou os participantes do retiro ao terem suas mãos lavadas, o coração liberto, os pés livres das correntes e a mente livre para Ele.


Ainda na noite de sábado, Lucimar finalizou o dia  com mensagens do Papa e reafirmou que Jesus quer estar no lugar mais quente do nosso corpo, o nosso coração e lá Ele estando seremos instrumentos dEle em nos Grupos de Oração e assim somos desafiados a formar, “não tenha medo de trabalhar com o povo” (Dom Alberto Taveira), estar em permanente estado de missão e ser, principalmente INSTRUMENTO DE RECONCILIAÇÃO com a Igreja.

Na noite de sábado ainda tivermos momentos de descontração com dinâmicas de integração, aniversariantes do mês. Tudo realizado com muita alegria e amor.


Domingo – 03/11/2014
Na manhã do domingo um forte momento de espiritualidade começou e assim como Jesus disse na sexta-feira a noite que queria estar com os membros da RCCPI, assim se deu. Na adoração que aconteceu o Senhor deu vestes novas, adornos do Céu a todos e colocou nas mãos uma tocha para que pudessem levantar os caídos, deprimidos, doentes acamados e leva-los a conhecer o Trono da Graça e isso quantas vezes preciso for, e como moção para a RCCPI fica: aumentar a população do céu, colonizar o Céu com novos santos. Também revelou a Palavra de Hebreus 6. 9-12.
Após a adoração Lucimar falou a unidade como um dom de Deus, mesmo sendo uma Graça não deixarmos de pedir. CIC 820
Na parte da tarde do domingo o Conselho se reuniu para traçar o seu planejamento para o ano de 2014.

Texto escrito por Ana Karina Sampaio
Ministério de Comunicação Social 


Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social