DESTAQUES

terça-feira, 15 de abril de 2014

Celebrando Pentecostes: Semana Santa é tempo de oração e intimidade com Deus

Neste domingo (13), o Celebrando Pentecostes ressaltou a vivência espiritual da Semana Santa como uma oportunidade de aproximação a Deus. O programa contou com a apresentação do secretário geral do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Onazir Conceição, e do presidente do Conselho Estadual da RCC em Santa Catarina, Adriano Mendes.
O programa teve início com a acolhida aos telespectadores feita pelos apresentadores e na sequência o Ministério de Música da cidade de Osasco/SP cantou a música “Inunda meu ser”(de Pe. Jonas Abib) criando assim uma atmosfera de intimidade com o Senhor, por meio do Espírito Santo que inunda todo aquele permite que Ele entre.
Com o tema “Quaresma, tempo de oração”, a pregação se iniciou refletindo sobre a Semana Santa. Adriano fez o convite para que essa Semana Maior seja vivida em plenitude, inclusive àqueles que não tiveram a oportunidade de viver o período quaresmal em oração, esclarecendo que esta é a oportunidade para aprofundar a experiência de intimidade com Jesus Cristo.
Para esse tempo especial de oração, o pregador tomou a carta de São Paulo a Timóteo no capítulo 2, 1 -4 e 8. Chamando a atenção de que este livro bíblico, que faz uma recomendação a Timóteo, é, na verdade hoje, uma recomendação “para mim e pra você. Portanto, que sejamos homens, mulheres, idosos, jovens e até crianças orantes. Pessoas que tenham intimidade profunda com o Senhor por meio da oração”.
Na sequência, o pregador continuou o convite desejoso de que todos sejam pessoas de oração e que tais orações não sejam restritas à ordem pessoal e familiar, pois é preciso rezar por todos os homens, mais especificamente, pelas autoridades. “A Palavra nos convida a orar por todos que ocupam cargos, então oremos pelo Presidente da República, Senadores, Deputados, ore pelo prefeito de sua cidade, os vereadores, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, como recomenda a Palavra de Deus”, alerta o pregador sob o argumento apostólico de que isso é “bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (versículo 4).
O aprofundamento sobre a vida de oração foi fundamentado no Catecismo da Igreja Católica 2744, que diz que “orar é uma necessidade vital”. A essa orientação da Igreja, o presidente do Conselho da RCC SC afirmou que é necessário tornar-se pessoas de oração. Lembrou ainda do ditado popular que diz “quanto mais se reza mais assombração aparece”, e disse ser preciso refutar essa ideia, visto que a oração afasta as trevas, pois bem dizia Santo Agostinho: “Vivo como rezo... é melhor falar com Deus do que falar de Deus! Adriano trouxe ainda o maior exemplo: o próprio Jesus; mesmo antes mesmo de amanhecer, Ele se retirava para orar e ter sua intimidade com o Pai. “Se Jesus assim o fazia, imagine o nós que nós devemos fazer”, exortou.
Adriano continua a exortar dizendo que não se pode viver como pagão, fazer todas as atividades diárias, finalizar o dia e não ter um momento sequer de intimidade com Deus. E em tom orante, acrescentou: “que eu e você possamos ser íntimos do Senhor e, de modo mais especial, nessa semana, assemelhando-nos a Daniel, Samuel e Davi, que eram íntimos de Deus. Quem nos convence é Espirito Santo e é o que nós iremos fazer agora. Pedir ao Espírito Santo que ele nos convença, que necessitamos ser homens e mulheres de intimidade com Deus”.
Após a pregação, Onazir conduziu um lindo momento de oração: “Derrama o teu Santo Espírito e nos faz celebrar pentecostes, às vezes estamos frios, mas nós apelamos o poder do Espírito, que Ele venha abrasar os corações, que venha com seu poder realizar intercâmbio entre o céu e a terra. Nós não sabemos rezar como convém e clamamos: batiza com teu Espírito Santo! Queremos viver o nosso pentecostes pessoal, adentre em todos os lares que agora assistem a esse programa, nos hospitais, nos presídios. Batiza no teu Espírito Santo para que as pessoas experimentem de TI. Muitos não têm essa experiência e o Catecismo diz que a oração é um combate. Ergue o Teu povo do abatimento”.
Ainda durante a oração, Onazir proclamou que “muitas pessoas se recobram o ardor para a oração porque deu ouvidos à Palavra. Rezemos, pois: obrigado Senhor por tuas bênçãos! Muitas pessoas que não tinham mais vontade de rezar recobram este desejo”.
O programa foi finalizado com o agradecimento ao amor de Deus e convite a todos os carismáticos do Brasil a participarem doEncontro Mundial da Família Renovação Carismática Católica, em Uganda, África. Logo após, o catarinense Adriano fez uma motivação para que os telespectadores pudessem ajudar na evangelização exercida pela RCCBRASIL, contribuindo com seus projetos, recebendo assim a Revista Renovação, um conteúdo de informação do Movimento e formação para os Grupos de Oração.
O programa Celebrando Pentecostes vai ao ar todo domingo, a partir das 22h, pela TV Canção Nova. Para saber mais sobre a colaboração com a RCCBRASIL, entre em contato com o Escritório Nacional pelo telefone (12) 3151-4155.
Fonte: Ministério de Comunicação RCC do Brasil

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social