DESTAQUES

sábado, 6 de agosto de 2016

5 de agosto, intercessão pelo ministério de Comunicação.

Irmãs e irmãos comunicadores, graça e paz!
No mês de agosto, viveremos o mês das vocações. Assim, queremos propor como reflexão para nosso dia de intercessão recordarmos nossa primordial missão: a santidade. Como nos diz o Catecismo, §2014: “Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade”. Todos somos chamados à santidade: “Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48).
De posse disso, entendemos que devemos estar perfeitamente unidos à Igreja de Jesus, para com Ele e n’Ele viver. É válido recordar a moção que vem acompanhando o Ministério de Comunicação Social durante os últimos anos, “Estar e ter um coração como o de Jesus”. Em suma: ser santo como Jesus é santo.
A vivência dos sacramentos e o ritmo diário de oração são, juntos, o mais importante caminho para que o cristão alcance a santidade. Nós, comunicadores, temos também, por vocação, por chamado e por missão, o dever de anunciar e comunicar a verdade! Essa verdade precisa ser vivida através do encontro contínuo com Jesus, na oração, nos sacramentos e no amor aos irmãos. Santa Terezinha diz que: “a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.”¹ É necessário estar constantemente enamorado por Jesus Cristo, tê-lo por Senhor para atender e cumprir o chamado e assim, exercer a sua vocação.
Para viver tudo isso nos excluiremos do mundo? Vejamos os exemplos de 4 santos: 1) A Virgem Maria, Estrela da nova Evangelização², mulher de fé preenchida pelo Espírito Santo (Cf Lc 1, 28), soube passar por diversas situações, paciente enquanto Jesus crescia; 2) São João Batista, encontrou-se com Jesus quando ainda estava no ventre de sua mãe. “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3, 23b). João foi a voz que clamava. Diferente de muitos, o mais ousado dentre todos; 3) Santa Maria Madalena: aquela que preferia ficar aos pés do Senhor, também a que se encontrou primeiro com Jesus ressuscitado (Cf Jo 20, 16). Madalena recebendo a ordem de anunciar, “corre”. 4) São Paulo em seu encontro com Jesus, caiu literalmente do cavalo e teve seu mundo desconstruído. Ficou cego e aprendeu a ver um mundo novo. Tornou-se comunicador por excelência da boa nova, submeteu todo conhecimento técnico e acadêmico a Jesus (Cf 1Cor 2,2), formando assim a maior rede social que já existiu no mundo através das cartas lidas até hoje. Suas mensagens são atemporais e realmente inspiradas pelo Espírito Santo.
Precisamos ter intimidade profunda com Jesus, conhecer a riqueza de seu coração para poder doá-la a todos que ainda não conheceram o Cristo. Não podemos nem devemos nos isolar do “mundo”. Pelo contrário, precisamos buscar a imersão, nas periferias³, no mercado de trabalho, nas escolas, nas universidades, na cultura, em todos os setores da sociedade, para entender a realidade das pessoas, ouvi-las, acolhê-las e assim discernir como apresentar Jesus para esse “mundo”, com palavras, imagens, gestos, sons, usando os dons de ciência e sabedoria, exercendo a misericórdia.
Comunicadores, vamos trilhar esse caminho e apresentar ao mundo a riqueza que é estar no coração de Jesus e ter um coração como o d’Ele.
Nossas intenções para oração:
- Pela Renovação Carismática Católica e todos os Grupos de Oração do Brasil;
- Pelas coordenações do Ministério de Comunicação Social dos estados de: São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Acre, Rondônia e Bahia;
- Por todos os comunicadores envolvidos com a missão Jesus nas Olimpíadas;
- Pela produção dos materiais de formação do MCS;
- Pelo departamento de comunicação da RCCBRASIL;
- Pelas TV´s católicas do Brasil e seus gestores;
- Pela equipe de comunicação do ICCRS.

Fraternalmente,
Airton Rocha – MCS BRASIL
Ana Mariana Araújo – MCS Tocantins

¹ Módulo Básico Apostila 4 – Oração Caminho de Santidade, p. 9.
² Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 287.
³ Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 20.

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí. Desenvolvido por Ministério de Comunicação Social