Reunião do Conselho da RCCPI aconteceu neste último final de semana - RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí

Publicidade::

test banner

Post Top Ad

Anuncie aqui. Fale conosco!

Reunião do Conselho da RCCPI aconteceu neste último final de semana

Share This
Jesus dá vestes novas ao Conselho da RCCPI 



Revesidos e encorajados pela forma do Espírito Santo que une a Igreja de Jesus, o Conselho da RCCPI teve a Graça de experimentar Jesus de forma ainda mais forte, marcante e intensa.

A novidade desse semestre foi a realização da Reunião do Conselho em formato de Retiro, que aconteceu em entre os dias 01, 02 e 03 de novembro.
Os momentos de espiritualidade foram conduzidos por Lucimar Mazieiro, RCCSP, ex-coordenador do Ministério de Formação da RCCBRASIL e fundadora da Comunidade Católica Javé Chammá, no interior de São Paulo.

Sexta-feira (01/11) - os Conselheiros da RCCPI, Coordenadores de Ministérios Estaduais e Diocesanos foram acolhidos e, como de costume uma breve apresentação, oração. Nesse momento o Senhor já começou a falar e a direcionar o seu querer para aquele retiro, Ele reforçou a palavra em Ezequiel 37, em que Ele soprava sobre os ossos secos, assim como revelou que tudo se dará no tempo certo e para isso Ele nos concede o descanso com Ele, pois em profecia o Senhor falou que quer estar perto de nós e Ele se inclina e diz que nos ouve; e assim se deu em todo o retiro, em cada oração, na missa, na adoração.

Sábado - 02/11 - A manhã do sábado foi dedicada a formação espiritual fundamentada em João 15.16. “Somos chamados para ser o que Ele quer. Mergulhados como estamos no pecado, Deus olhou para mim mesmo quando eu não merecia nem ser olhada”, fala Lucimar.
Diante disso, Lucimar nos convidou a quebrar a estrutura de pecado à qual somos submetidos pelo mundo. E na missão de coordenar é antes de tudo estar com o Senhor e assim ter algumas características imprescindíveis: pessoa cheia do ES e conduzida por Ele; eleita por Deus para conduzir o Seu povo mediante a virtude do amor. Sendo assim, coordenar é receber a graça de organizar sob o carisma e que no CIC diz que carisma é um favor divino (Rom 8.26).
Para aprofundar no significado da palavra CARISMA Lucimar usou o CIC (nº 2003 e 2004) onde diz que quem assume postos eleitos por Deus recebe a GRAÇA de ESTADO, onde Deus nos dá: inspiração sem saber fazer; resposta para o que não imaginava ser resposta e ânimo tirando-nos do abatimento para nos convencer de não parar.
Finalizando a formação da manhã a linha de raciocínio é concluída com a afirmação de que para coordenar com sabedoria é preciso  ter como exemplo Maria e pedir-lhe constante intercessão, pois ela acolheu a missão, viveu a fidelidade e ser viu com amor: “é de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado” (Lucimar Mazeiro)

Em seguida Lucimar lançou um convite para os irmãos viverem um deserto com Jesus, conversar com Ele a partir da Palavra em João 15.16 e assim convidar Jesus para ser seu amigo mais íntimo, contar-Lhe a vida, dizer em que queria a Sua preciosa ajuda e enfim, pôr-se à escuta para oferecer a Jesus em seu Sacrifício.



Na Santa Missa, uma bela surpresa de Deus, o recém Pe. Wlafran presidiu a Santa Missa, tendo como concelebrante o Padre Adão. Em toda a beleza da missa de finados, Pe. Adão falou a todos sobre a vida e a morte, sobre Jesus diante da morte de Lázaro e sobre nós diante da vida que precisa passar pela porta estreita para nascer e também para morrer, e Jesus é essa porta estreita e ela é pequena justamente para lembrarmos que nós somos pequenos; nesse sentido também formos orientados por Pe. Walfran para termos aversão ao pecado.


Na tarde do sábado, (02/11) Lucimar fez diversas retomadas sobre as falas do Santo Padre o Papa Francisco na ocasião da sua vinda ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude. Contou-nos da Graça que foi ter assistido a Missa em Aparecida e que não foi à Jornada por estar em recuperação de sua saúde, mas mesmo assim teve a Graça de gravar em seu coração as seguintes frases: “viver na alegria; deixem-se surpreender por Deus e conservar a esperança”.
Um coordenador precisa ser santo e todos nós o somos por meio do Batismo, e viver o Batismo é viver a santidade, afirma a formadora. Ela reafirma que em nosso rosto é necessário que resplandeça da face de Cristo Efésios 4.1. E para isso, o coordenador precisa ter três características: Humilde, dócil ao Espírito e amor (os caminhos para preservar a unidade). Precisamos viver um só corpo e um só espírito, “se vivermos a unidade mostraremos a beleza e a riqueza da Igreja”, acrescenta ainda dizendo que precisamos de vigor espiritual para crescer da unidade. E para isso o Papa nos orienta a usar duas armas: Jejum e Oração. Esse momento foi finalizado com uma renovação da Oração, Jesus curou os participantes do retiro ao terem suas mãos lavadas, o coração liberto, os pés livres das correntes e a mente livre para Ele.


Ainda na noite de sábado, Lucimar finalizou o dia  com mensagens do Papa e reafirmou que Jesus quer estar no lugar mais quente do nosso corpo, o nosso coração e lá Ele estando seremos instrumentos dEle em nos Grupos de Oração e assim somos desafiados a formar, “não tenha medo de trabalhar com o povo” (Dom Alberto Taveira), estar em permanente estado de missão e ser, principalmente INSTRUMENTO DE RECONCILIAÇÃO com a Igreja.

Na noite de sábado ainda tivermos momentos de descontração com dinâmicas de integração, aniversariantes do mês. Tudo realizado com muita alegria e amor.


Domingo – 03/11/2014
Na manhã do domingo um forte momento de espiritualidade começou e assim como Jesus disse na sexta-feira a noite que queria estar com os membros da RCCPI, assim se deu. Na adoração que aconteceu o Senhor deu vestes novas, adornos do Céu a todos e colocou nas mãos uma tocha para que pudessem levantar os caídos, deprimidos, doentes acamados e leva-los a conhecer o Trono da Graça e isso quantas vezes preciso for, e como moção para a RCCPI fica: aumentar a população do céu, colonizar o Céu com novos santos. Também revelou a Palavra de Hebreus 6. 9-12.
Após a adoração Lucimar falou a unidade como um dom de Deus, mesmo sendo uma Graça não deixarmos de pedir. CIC 820
Na parte da tarde do domingo o Conselho se reuniu para traçar o seu planejamento para o ano de 2014.

Texto escrito por Ana Karina Sampaio
Ministério de Comunicação Social 


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here