CONCURSO PARA ATUALIZAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL DO FESTIVAL DO SENHOR - RCC PIAUÍ - Renovação Carismática Católica do Piauí

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CONCURSO PARA ATUALIZAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL DO FESTIVAL DO SENHOR

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Edital do Concurso
Concurso para atualização de Identidade Visual do Festival do Senhor

A Renovação Carismática Católica no Piauí torna público o Concurso para escolha da Identidade Visual do Festival do Senhor.
O Ministério de Comunicação Social da RCCPIAUÍ, em análise junto a especialistas, identificou que a atual identidade visual do Festival do Senhor, representada pelo seu logotipo, não atende as necessidades para sua perfeita aplicação, dificultando sua identificação e representatividade. Hoje, quando aplicada, nossa marca, não ganha o devido destaque visto que é composta de traços e cores anacrônicas. Em função da dificuldade apresentada, além da necessidade natural de atualização, resolveu-se trabalhar na modernização de nosso símbolo. Optou-se então, pela realização do presente concurso, pois acreditamos que entre nosso público de alta capacidade, nas mais diversas áreas, encontraremos uma solução acertada e de primazia. O Concurso será realizado e coordenado pelo Ministério de Comunicação Social da RCCPIAUÍ -, telefone: 0xx86- 9 8151-4326, e-mail: mcsrccpi@gmail.com e será regido pelos seguintes critérios.

1. DO OBJETIVO

1.1. O presente concurso tem como objetivo escolher uma concepção de Identidade Visual para Festival do Senhor.
1.2. A logotipo vencedora passará a ser de propriedade exclusiva da RCCPIAUÍ, que pode fazer as modificações e alterações que julgar pertinentes. A logotipo
poderá ser utilizada em todas as formas de identidade visual, tais como em eventos, folders, cartazes, impressos, papéis timbrados, convites, envelopes, bandeiras, site institucional, mídias sociais e em outras aplicações definidas pela RCCPIAUÍ.
1.3. A proposta de criação de logotipo deverá levar em consideração os seguintes princípios funcionais:
1.3.1. Ergonomia acima de tudo;
1.3.2. Foque nas Redes Sociais;
1.3.3. Logo inspirador;
1.3.4. Inovação;

2. DO NÚMERO DE CANDIDATOS E DE PROPOSTAS

2.1. O número de candidatos é ilimitado. Cada candidato ou grupo poderá apresentar indeterminadas propostas de logotipo.
2.2. As propostas podem ser criações individuais ou coletivas. No caso de criação coletiva, a ficha de inscrição deverá ser preenchida por apenas um integrante, que será considerado o representante legal do grupo.

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA CRIAÇÃO DA LOGOTIPO (que expressa da Identidade visual)

3.1. Os concorrentes deverão usar de livre inspiração e criatividade para encaminhar sua proposta.
3.2. A logotipo deve necessariamente ter o nome FESTIVAL DO SENHOR.
3.3. A logotipo deve ser criada em editor de imagens, tais como Corel Draw, Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop.
3.4. A logotipo deve estar vetorizada ou salva com qualidade de no mínimo 300 dpi.
3.5. As propostas deverão ser apresentadas em três diferentes cores:
a) 3.5.1. versão multicolorida;
b) 3.5.2. versão monocromática (em tons de cinza);
c) 3.5.3. versão em preto e branco.
3.6. A memória descritiva deverá:
3.6.1. expor a função comunicativa pretendida (texto que o candidato explica sobre sua inspiração e o que ele quer transmitir com sua criação).;
3.6.2. explicar a lógica construtiva do logotipo - dos elementos que a compõem;
3.6.3. indicar as especificações das cores utilizadas;
3.6.4. explicar aspectos particulares da logomarca, no contexto e complexidade onde esta pode funcionar.
3.7. Cada versão deverá assegurar a qualidade da configuração face a fundos monocromáticos, fundos escuros ou claros e fundos fotográficos.
3.8. Cada uma das versões relacionadas no item 3.5. deverá conter a proposta em três tamanhos: menor: 3 cm x 2 cm; intermediária: de livre escolha; maior: 18 cm x 12 cm.
3.9. As diferentes versões da proposta e o respectivo texto da memória descritiva não podem conter nenhum tipo de identificação do autor.
5.10. Anexar os arquivos digitais constantes do item 5.5, com as respectivas extensões e:
a) a logomarca vetorizada em um dos formatos: ai., tiff ou .png;
b) o arquivo “aberto” em um dos formatos: ai., psd. ou cdr.;
A ausência de qualquer um desses arquivos desclassifica automaticamente o candidato.

4. DO CALENDÁRIO

4.1. 01/11/2019 - Abertura do concurso.
4.2. 20/11/2019 - Encerramento do concurso / prazo final de entrega do material.
4.3 21/11/2019 - Início do período de análise das propostas pela Comissão Organizadora.
4.4. 25/11/2019 - Votação final - Escolha da Logotipo pelo Conselho Deliberativo.
4.5. 27/11/2019 - Apresentação do novo logotipo.

5. DA SELEÇÃO E DO JULGAMENTO

5.1. A seleção e o julgamento das propostas serão divididos em duas fases subsequentes:
Fase 1: Apresentação e análise de todos os documentos indicados no item 3.1 desse edital pela Comissão Organizadora.
Fase 2: Avaliação das propostas pela Comissão Julgadora, seguindo os seguintes critérios:
5.2. A Comissão Julgadora julgará apenas as propostas que estiverem em consonância com o presente Edital do concurso.
5.3. São critérios específicos para o julgamento dos projetos pela Comissão Julgadora:
a) Relação com o nome do evento: o logotipo deve estar coerente com a proposta do evento;
b) Criatividade: visão nova de logotipo (inovação conceitual e técnica) e aspectos estéticos;
c) Originalidade: considera a desvinculação da proposta em relação a outras marcas existentes;
d) Aplicabilidade: seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos (possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais);
e) Comunicabilidade: leva em conta a capacidade comunicativa, transmissão da ideia.
5.4. A Comissão Julgadora se reserva ao direito de não classificar nenhum dos trabalhos apresentados, caso nenhum deles esteja de acordo com este Edital ou não atenda aos critérios de julgamento.

6. DA PREMIAÇÃO

O vencedor fará jus aos seguintes prêmios:
I. Menção honrosa, Declaração de premiação do concurso;
II. O vencedor terá direito a 02 camisetas do MCS, 1 terço de madeira, 1 escapulário e 1 Bíblia;

7. DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE DA PROPOSTA VENCEDORA

7.1. A proposta vencedora terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e por prazo indeterminado a RCCPIAUÍ, à qual não caberá quaisquer ônus sobre o seu uso, tais como pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos ou ressarcimentos que venham a ser reivindicados
pelo autor.
7.2. A entrega do material pressupõe, por parte do ganhador do concurso, a tácita aceitação do que consta no subitem 7.1.


DANIEL FRANCISCO BENTO
Coordº Estadual do Ministério
de Comunicação Social

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